top of page

Você sabe o que é uma cronologia?

  • igludopinguim
  • 15 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Boa noite queridos leitores, tudo bem com vocês?

Recentemente em uma roda de conversa com amigos, eis que surge o papo sobre cronologia nos quadrinhos. conversa vai, conversa vem e uma das pessoas que estava entre a gente lança a seguinte pergunta: "Vocês estão falando tanto de cronologia, mas me diga: que diabos é isso?"

Fruto dessa conversa decidi trazer essa curiosidade para vocês.


A palavra cronologia é de origem grega que se subdivide em outras duas palavras: Chronos, que era considerado o deus do tempo e logos que para a filosofia é um tipo de princípio de ordem, em outras palavras, um princípio lógico. Sendo assim, podemos então dizer que cronologia é uma espécie de ordem temporal. Mas como esse conceito se aplica aos quadrinhos?

Quando pensamos em histórias em quadrinhos, inferimos que se trata de uma história, sublinhada não por acaso, que é contada a partir de quadrinhos. Vejamos esse processo a partir de outro ângulo: Imagine uma linha reta, essa linha não possui começo e o que vem a seguir é uma sobra muito escura que vai revelando a linha a medida que avançamos, é possível você enxergar, mesmo que não muito nitidamente o percurso já feito por você na linha, mas o que vem a frente só é possível ver o ponto onde você está. Essa linha iremos imaginar que seja o tempo. Continuando com nossa imaginação, digamos agora que essa linha está dividida por vários traços e que cada traço corresponda a um espaço diferente, por exemplo: houve um espaço percorrido em que você estava aprendendo a fazer bolos, em outro espaço você estava aprendendo a andar de bicicleta e outro espaço você fez uma viagem incrível. O que acabamos de fazer é ver que existe uma linha temporal e essa, por sua vez, é dividida por espaços, cada espaço desses, vários espaços desses ou todo ele é o que chamamos de história.


Para facilitar irei fazer uma síntese: Vimos que cronologia é uma ordem temporal e que o tempo é dividido por espaços, e que cada espaço, vários ou todo ele é o que chamamos de história, podemos chegar, então a outra conclusão, a de que a cronologia é um conjunto de história logicamente ordenada.



Mas como isso se aplica nos quadrinhos?


Simples, quando falamos de uma cronologia nos quadrinhos, estamos dizendo que são histórias (espaços) que acontecem na mesma linha de tempo que implicam ou interferem direta ou indiretamente em outras histórias dentro dessa mesma linha de tempo. Vamos usar o exemplo citando anteriormente para facilitar a compreensão: Lembra do primeiro espaço que você estava aprendendo a fazer bolos? Supomos agora que depois de muitos e muitos espaços, aparece um em que um amigo esteja fazendo aniversário e por ter aprendido a fazer bolos, você decide fazer um para presenteá-lo. Perceba que o primeiro espaço (que você estava aprendendo a fazer bolos), influenciou diretamente o espaço atual (seu amigo fazendo aniversário). E mais, o fato de fazer bolo interferiu também no espaço referente a do seu amigo e das pessoas que comeram o bolo, ou das que apenas souberam da festa.

Ao contrário, se imaginarmos alguém que não te conhece, que não sabe sobre a festa e que nesse mesmo dia estava fazendo algo diferente, todo o evento do seu espaço não interferiu em nada no espaço dessa pessoa. Sendo assim, apesar de todos os eventos conectados em sua história acontecerem no mesmo tempo que o dessa segunda pessoa, os eventos não se conectam, em outros termos, dentro da mesma linha de tempo, então, aconteceram duas cronologias: a sua e a desse alguém.


Diz aí, o que achou dessa postagem, deixe sua opinião nos comentário. Eu sou o Ká Pinguim e esse é o seu Iglu e nos vemos na próxima.

Comments


© 2021 por Iglu do Pinguim. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page