As várias faces do Robin - parte 1
- igludopinguim
- 22 de fev. de 2021
- 4 min de leitura

Desde criança sempre fui um apreciador das histórias do Batman, tanto que hoje é um dos super-heróis que mais aprecio no universo dos quadrinhos. Mas esse post não é sobre esse cara e sim sobre o garoto prodígio que sempre o acompanhou em suas obscuras histórias. Robin, seu fiel companheiro, na verdade é o nome dado a todos aqueles que vestem o traje e seguem o Batman no combate ao crime. Não você não entendeu errado, eu disse todos mesmo. O que significa mais de um. Não entendeu? Já explico.
Para muitos de vocês saber que muitos personagens já foram o Robin não seja novidade, mas para mim, um garoto que na época tinha apenas 11 anos, foi um choque e tanto. Eu conhecia apenas o Robin e acreditava que esse era o nome dele. Mas sem enrolação, vamos ver todos os personagens (oficiais) que já vestiram o traje do Robin.
Dick Grayson
Dick veio de uma família circense de trapezistas e assim como seus pais, também era um excelente acrobata. Sua história tem uma grande reviravolta após a morte dos pais, que durante uma apresentação, acabaram sendo mortos a mando do gangster Anthony Zucco, que na época extorquia dinheiro do proprietário do circo. Após esse evento Bruce Wayne adota o garoto e o treina no intuito de ajuda-lo a superar seu trauma e também prepara-lo para se defender no futuro.

Em uma noite qualquer, Dick estava sem sono e sentado de costas para um relógio na mansão Wayne, após um tempo, Alfred sai detrás do relógio revelando uma passagem secreta, curioso Dick adentra a passagem e descobre a Batcaverna, no mesmo instante, Batman chega dirigindo o Batmóvel, assustado Dick tenta sair sem ser visto, mas já era tarde. Bruce chama a atenção de Dick e como consequência, o garoto descobre a identidade do Batman.
Apesar de ter sido um ótimo assistente, Dick com o tempo achou que deveria seguir seu próprio caminho, essa atitude o leva a mais tarde ser um dos membros que fundam os Jovens Titãs e também de se tornar o Asa Noturna, identidade que também acabou tendo que ser deixada de lado. Após ser descoberto, Dick passa assume uma nova identidade: O Agente 37. Outra curiosidade sobre o Dick Grayson é que ele já usou o manto do Batman na época em que Bruce havia sumido e dado como morto, Dick o fez para que a cidade não acabasse virando um caos na ausência do morcego.
Jason Todd
Jason Todd também era órfão, vivia pelas ruas de Gotham cometendo roubos, não por ser criminoso, mas para sua sobrevivência. Sua vida muda de rumo após ser flagrado pelo Batman roubando as rodas do batmóvel. Assim com Dick, Bruce Wayne o acolhe e o treina tornando-o assim o Robin sucessor de Grayson.

Sua jornada vestindo o uniforme de Robin chega ao fim de modo muito trágico. Durante uma missão, na busca por sua mãe biológica, Jason acaba sendo capturado pelo Coringa que, na intenção de provocar o Batman, o espanca usando um pé-de-cabra e depois o deixa próximo a uma bomba que explode o levando a morte. Como eu disse anteriormente, sua jornada como Robin, pois Jason acaba sendo ressuscitado. Ras Al Ghul que havia contratado o Coringa e na tentativa de corrigir seu erro, mergulha o corpo de Jason no Poço de Lázaro ressuscitando-o. Mas o que parecia uma “boa ação” acaba se tornando algo pior, pois Jason volta com uma personalidade totalmente diferente da que ele tinha. Esse novo Jason é sombrio e extremamente agressivo, largando o título de Robin, assumi uma nova identidade: O Capuz Vermelho. Jason cria um grande rancor pelo Batman, pois acreditava que seu mestre vingaria sua morte e Mais rancor ainda pelo Coringa, este que ele jura matar da forma mais cruel possível. De todos os Robins Jason é considerado o mais violento, revoltado e desobediente.
Tim Drake
Pra quebrar o padrão de garotos com históricos trágicos que são adotados pelo Batman, Tim Drake teve sua história como Robin bem diferente. Ao contrário dos anteriores, veio de família rica chegando a ser vizinho de Bruce. Inicialmente Tim tinha ambos os pais vivos, depois ficou órfão de mãe e, logo após a morte do pai, foi adotado por Bruce.

Tim acompanhava a rotina do Robin e do Batman desde a morte dos pais de Dick Grayson, evento este do qual foi testemunha ocular. Um das características bem evidentes desse personagem são sua inteligência e a grande capacidade de dedução, tanto que descobriu sozinho as identidades do Batman e do Robin, outra prova de suas grandes capacidades foi a dedução da morte do segundo Robin. No período em que o Batman estava numa fase de autodestruição, foi Tim quem pediu para que Dick voltasse a ser o Robin na tentativa de ajuda-lo na recuperação. Tim também salvou o Batman e o Robin das mãos do Duas-Caras. Depois de todo esse esforço, Alfred e Dick convencem o Batman de aceitar o garoto como o novo Robin.
Tim, assim como Dick Grayson, quis ter seu próprio nome de super-herói, sendo assim ele começa a se chamar de Robin Vermelho (Eu sei a cara que você deve estar fazendo agora tipo: “Nossa quanta mudança.” Enquanto escrevia isso até me fez lembrar o Ricardito quando muda o nome para Arqueiro Vermelho. Vai entender esse povo criativo.), passando o título de Robin para Damian que acompanha Dick enquanto usa o manto do Batman. Não se contentando como o nome, ele continua seguindo o exemplo do Dick Greyson e também se torna um dos fundadores de um grupo de jovens heróis, a Justiça Jovem. Uma curiosidade interessante sobre o Tim é que ele fez uma coisa antes do Dick fazer, que foi usar o traje do Batman. Pelo menos isso né?
Tim é considerada o Robin mais maduro e de maior potencial e como é visto nas histórias o maior investigador dentre ele, ouso até dizer que um investigador tão bom quanto o Batman.
Comments